Rádio x Podcast

O que define um programa de áudio Rádio ou Podcast? existe diferença entre esses dois moldais de comunicação? 

 

O rádio no Brasil fez sua primeira transmissão em oficial no dia 07 de Setembro de 1922 em uma transmissão do então Presidente da República Epitácio Pessoa. No inicio uma grande novidade sonora chegava nos lares dos brasileiros. Em muitas cidades só havia rádios comunitárias, locais, com “megafones” espalhados na praça central divulgando e informando os moradores. Com o passar do tempo o aparelho eletrônico foi chegando ao lar dos brasileiros e hoje temos este recursos em nossos Smartfones e até emissoras que atuam somente na internet.

 

 

Em 2004 o Podcast nasceu e desde então tem ganhado seu espaço (a passos lentos é verdade pelo menos no Brasil), em 2018 a mídia ganhou um destaque considerável com a chegada no Spotify , mídias e publicidades espalhados por todo Brasil fez com que a mídia Podcast ganhasse mais visibilidade. Muitas rádios em São Paulo já usam essa tecnologia para reproduzir parte de seus programas ou mesmo produzindo conteúdo específico em podcasting com é o caso da CBN que possui diversos recortes de seus quadros e programas disponibilizados no feed. A rede Globo em 2018 disponibilizou em podcasting o programa “Conversa com Bial” e hoje possui um podcast do programa “Zorra” onde também é apresentado por Caco Fonias, Host do Podcast “Minuto de Silêncio” onde acontece um bate papo com roteiristas, atores e direção do programa.

Apple Podcast

 

 

Não quero aqui me prender a história em si do rádio ou a história do podcast em si, mas trazer ao debate a questão que essas duas formas de transmissão tem em comum que é o áudio. Ambos tem o mesmo objetivo que é comunicar, passar informação, entreter e a relação entre as duas mídias é tão direta e conjunta que muitas pessoas (radialistas e podcasters) complicam o assunto. Colocam barreiras, muitos gostam da ideia, outros acham que não devem se misturar e que cada um tem que ficar no seu quadrado. Mas o que difere um programa de rádio para um programa de podcast? Vou apresentar aqui alguns pontos que diferem e igualam o Rádio do Podcast.

Diferença entre o Rádio x Podcast

Transmissão

  • Rádio:  De forma bem simples, é transmitido por ondas hertzianas, podendo ser também pela internet;
  • Podcast: Transmitido somente (inicialmente) pela internet através do feed;

Forma de Consumir

  • Rádio: Receptor de ondas hertzianas que recebe ondas em AM e FM, ondas curtas, ondas longas etc;
  • Podcast: Distribuído através de agregadores de podcast como Google Podcast, Castbox, Podcast Addict e também plataformas de Streaming como Spotify, Deezer, Soundcloud ou Stitcher;

Produção

  •  Rádio: Normalmente é produzido por uma equipe de produção, respeitando as normas e interesses da emissora podendo ser independente (mantida por patrocinadores) ou de produção da própria emissora e transmitido em tempo real ( em algumas emissoras dependendo do conteúdo, ele pode ser gravado);
  • Podcast: Produzido pelos próprios participantes, gravado com os participantes em um mesmo ambiente ou gravado de forma remota através de ligação telefônica, Skype, Hangouts ou com o uso de outros softwares de gravação online;

Conteúdo

  •  Rádio: De acordo com o interesse da emissora, e no caso de concessão de horário, de acordo com o contratante;
  • Podcast: Livre (de acordo com os interesses do produtor);

Plastica

  •  Rádio: Normalmente se usa, Vinhetas, chamadas, trilhas e músicas;
  • Podcast: No Brasil a plastica é bem parecida com a do rádio usando os mesmos elementos com exceção do uso de música, este apenas alguns podcasts, geralmente de música que fazem uso deste material;

 

Talvez a principal característica entre os dois segmentos seja a forma de distribuição como citado acima, mas te convido a pensar assim. Você um ouvinte de rádio e de repente passando pelo dial você ouve um programa de humor por exemplo, você gosta e de repente no final você descobre que é um programa de podcast no rádio, ou então descobre que um podcast é na verdade um programa de rádio que após ir ao ar em sua emissora, é retransmitido no feed se tornando um podcasting., ou seja, se um programa esta no rádio, naquele momento ele é um programa de rádio. Se um programa esta no feed por meio podcasting, ele é um programa de podcast.

Estamos na era do conteúdo sobre demanda, uma rotina corrida que quanto mais conteúdo sob demanda houver melhor, porque assim você não corre o risco de perder aquele seu conteúdo preferido na internet, no Rádio ou na televisão.

Essa é a minha visão sobre a diferença do Rádio x Podcast e quero saber a sua opinião por isso deixe seu comentário logo abaixo e vamos conversar sobre o tema!

Um grande abraço e até o próximo testo aqui no Blog do Vitrola.

 

Tiago Augusto

Radialista e Podcaster do Site Vitrola Multimídia

 

 


Links citados:

https://audioglobo.globo.com/gshow/podcast/feed/614/zorra

https://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting

www.minutodesilencio.com

Todas as imagens usadas neste post foram extraídas do site https://visualhunt.com/ sobre licença de creative commons

 

Tagged with: