Meu Podcast é amador, e dai?

Existe problema em ser um podcast amador por opção? Vamos refletir sobre isso de forma simples e sem rodeios.

 

 

Com o crescimento da mídia podcast no Brasil, muitos podcasters tem aquele desejo de ter seu podcast mais profissional, com patrocinadores, parceiros etc. Gravações em estúdio profissional, ser reconhecido na rua, aparecer nos programas de televisão (risos) enfim, quem faz podcast tem um objetivo em comum que é ser ouvido. Porém muitos podcasters (e aqui vai uma opinião muito particular minha ok) não querem todo esse glamour, querem apenas gravar seu programa e publicar e deixar a galera curtir. Eles não se importam com o gasto que podem ter com servidor, equipamentos para gravação, software. internet, só pensam em gravar o podcast e o resto deixa pra depois. E saiba de uma coisa, não tem problema nenhum nisso ok.

Uma coisa é verdade, com o crescimento da mídia, muitos podcasters viram nesta oportunidade de fazer do seu hobby, seu trabalho, alguns conseguem fazer isso, mas não é uma coisa muito fácil de se conseguir e nem todos irão conseguir, isso porque existe duas coisas que precisam ser levados em consideração:

  1. Qualidade de gravação e produção de áudio;
  2. Falta de comprometimento com as publicações;
  3. Não levar em consideração a opinião dos ouvintes (há produtores que gravam programas e não respeitam sua audiência);
  4. Respeitar as opiniões de sua audiência;
  5. Faz tudo de qualquer jeito e ainda quer patrocínio como aqueles que trabalham seriamente;
  6. Não tem a intenção de se profissionalizar;
  7. Faz podcast por amor e não pela grana;

Não existe nenhuma regra ou padrão na produção do podcast como existe no rádio e na Televisão, no podcast a liberdade que o podcaster tem no processo de criação, gravação, edição e tratamento de áudio por isso você tem liberdade de querer ser ou não um podcaster profissional, ou que seu podcast precisa ser profissional, porém você precisa saber que se você optar por profissionalizar, você precisara a atender algumas demandas, fazer alguns investimentos e muitas vezes omitir sua opinião para não prejudicar ou ofender sua audiência (respeitar o ouvinte é um dos primeiros segredos e ações necessários para se ter um podcast grande de sucesso.

Mesmo que você faça seu podcast por amor, faça sempre da melhor forma possível. Invista em bons equipamentos, melhor a qualidade de edição e tratamento do áudio e até mesmo a sonorização, (se isso for uma dificuldade pra você, talvez seja necessário você terceirizar alguns processos do seu podcast como o processo de edição e criação de capas).

Tudo que você ama, você tem um cuidado especial, um tratamento diferente e por isso, mesmo que seu projeto seja “amador” você irá faze-lo com com responsabilidade e zêlo, isso mostrará a pessoal que você é e o quanto você se preocupa com sua audiência que no podcast é tão fiel.

Espero que você tenha gostado deste texto e espero agora ler a sua opinião e te convido a deixar um comentário aqui em nosso site. lembrando que o texto se trata de tudo que já vimos no ambiente da podosfera e que não existe nenhuma regra ( pelo menos por enquanto) masque sendo amador, sendo profissional, faça sempre seu melhor!

 

Um grande abraço do seu Editor Podcastal,

 

Tiago Augusto