5 passos pra você deixar seu podcast profissional

5 dicas que podem ajudar seu podcast a crescer de forma natural e efetiva. 

Em 2019 vivemos uma fase de transição para a mídia podcast. Depois de uma acensão com a entrada nos aplicativos de Streaming como Spotify que abriu as portas de uma tal forma vindo até adquirir empresas em 2019 que eram exclusivas como servidores de podcast como a Ancor. A Deezer também abriu as portas para o podcast mas por outro lado existe muita dificuldade para se entrar na plataforma e isso é um ponto negativo ao meu entendimento, mas não é este o tema para este texto, volto a falar disso em outra oportunidade. O que importa neste momento é que existindo Podcasts nestes aplicativos onde até então só se ouvia músicas ficou muito mais fácil acontecer a “evangelização” para os ainda não ouvintes de podcast tendo este conteúdo no seu aplicativo de música não havendo a necessidade de ter mais um app em seu Smartphone podendo consumir tudo em seu app de preferencia, música e podcast.

Mas o que todo produtor de conteúdo quer é ser notado, todo podcaster quer ser ouvido por um numero grande de pessoas, quem sabe ter sua voz reconhecida nas ruas, ter seus sites e redes sociais bombando de acessos e engajamento, mas tudo isso exige uma coisa muito importante, o que hoje ainda é feito até de forma amadora, precisa pensar e agir de uma forma mais “adulta”, deixar de lado algumas coisas e pensar como uma mídia grande e profissional. Você deve estar se perguntado: ” Mas Tiago, o que você quer dizer com isso? o que eu preciso ter para que meu podcast seja considerado “profissional”? Eu vou responder essa pergunta segundo minha visão e experiência em rádio e como produtor de podcast também e no final deste texto quero saber a sua opinião sobre este texto e o que você pode acrescentar sobre o tema.

Vou trazer neste primeiro texto, 5 características para se tornar um podcast profissional:

 1. Pense como grande!

Pensar como gente grande em primeiro lugar é pensar em não produzir seu programa de forma aleatória, sem um objetivo. Muitos podcasters começam seus Podcasts com a ideia de simplesmente bater um papo “sem compromisso” sobre qualquer assunto que seja e depois disponibiliza-lo no feed. Se você quer ser um podcaster grande como Jovem Nerd, Radiofobia, Papo de Gordo e muitos outros, você precisa pensar de forma diferente. Pensar que ainda que seja um bate papo entre amigos, você precisa pensar que o seu conteúdo precisa agregar algo de valor e algo que gere valor para seus ouvintes. O Podcast tem uma característica muito parecida com o rádio AM, que é a fidelidade do ouvinte, então use isso ao seu favor e de forma inteligente. Pessoas escutam pessoas e empresas investem em empresas então se você quer chamar atenção de patrocinadores, pense em mudar tudo que deixa seu podcast com cara e jeito de amador. Revise o formato, pautas, periodicidade, produção e edição, faça as mudanças que tiverem que ser feitas sem mudar sua ideia principal.

 2. Conheça bem seu publico alvo e sua audiência.

Publico e audiência podem ser duas personas diferentes. Seu público alvo pode ser um, mas sua audiência pode ser um publico totalmente diferente, as vezes você acha que esta falando com uma persona e na verdade esta falando com outra. Conheça seus ouvintes, perceba se é o publico que você quer falar, caso não sejam revise seu conceito, sua forma de falar, a forma como você apresenta o conteúdo.

Observe o que seu publico alvo gosta de ouvir, o que eles estão ouvindo no momento, o que ele dedica sua atenção quando esta no youtube, o que ele lê, que tipo de músicas ouve, quais os programas de lazer preferido, em que trabalha, por onde anda etc. Veja se sua fala esta de acordo com seu publico e caso não esteja, corrija e atinja quem você quer atingir, é importante atingir esse objetivo mas não é uma tarefa tão fácil assim para todos.

3. Seja responsável com suas palavras

Um ponto muito importante, independente do conteúdo que você traga, seja responsável com suas palavras e argumentos, pois quando você decide por profissionalizar seu podcast e assim chamar atenção de patrocinadores, seja através de financiamento coletivo ou patrocinadores empresariais, suas palavras terão muito mais peso do que quando você o faz de forma amadora. Entenda que profissionalmente ou não, suas palavras tem um efeito que você não pode controlar então seja responsável pelo que você fala, se tem dúvidas não fale.

Ninguém vai dar seu dinheiro a uma pessoa que não sabe o que fala ou fala sem compromisso. Eu tenho certeza que com você é assim. Você não vai jogar seu dinheiro no lixo ou em algo que não vá te trazer nada de volta, então pensando nisso, respeite seu investidor e o convença que você merece sua confiança ao ponto de ajuda-lo financeiramente.

Produzir podcast exige um certo investimento quando você fala em qualidade sonora, isso é um fator essencial e talvez um dos mais importantes, se você respeita o seu dinheiro, as pessoas não terão medo em investir o dinheiro delas em seu podcast.

 4. Tenha uma casa bonita e receba bem seus visitantes

Embora muitas pessoas acham que um site não é tão necessário e importante hoje para se ter um podcast, é importante você ter uma “casa” para receber seus ouvintes além das redes sociais que podem e devem funcionar como uma extensão e uma forma de manter um relacionamento mais próximo com seu publico, isso não o livra de ter um site. Hoje é muito simples, você pode usar temas gratuitos da WordPress por exemplo ou outras plataformas e este site precisa ter a sua cara, ser objetivo, ser bonito e ter um conteúdo relevante para que o visitante sempre volte para ver suas postagens e também consumir os produtos que você possa colocar em seu site para venda.

Tenha parceiras comerciais para que você possa gerar recursos financeiros para seu podcast. Se você fala de fotografia, você pode receber patrocínios de lojas de equipamentos fotográficos, escolas de cursos online. Você fazendo o conteúdo certo com a plastica correta, o host, como no rádio AM, tem o poder de alcançar, incentivar e até mesmo induzir de forma positiva quem esta do outro lado consumindo seu conteúdo através dos fones de ouvido, através de um texto em seu site ou mesmo seu conteúdo no Youtube. Seu site precisa se comunicar com seu publico de forma ética, responsável, atrativa para ser efetiva.

 5. Trabalhe com softwares livres ou originais

Uma coisa muito importante é trabalhar com programas originais, eu sei que boa parte da podosfera não usa programas pagos, são poucos que usam. Alguns dizem que não tem dinheiro, outros baixam da internet, mas quero de incentivar a usar programas originais e pagos e vou dizer o por que!

Existem pessoas, famílias por traz destes bastidores, que precisam deste recurso financeiro, e quando você usa um software pago, você esta ajudando famílias que com certeza você nunca os conhecerá. Pense em alguém desfrutando do seu trabalho de forma irregular, você sendo prejudicado por isso e sua família sendo prejudicada por consequência.Se você ainda não pode pagar por um software, não pirateie”, use a opção de softwares livres como Audacity ou mesmo a versão free (por 60 dias) do Reaper. Aqui no vitrola só trabalhos com o Pacote ADOBE.

Faça um esforço financeiro e invista em software original ok?!

00

Foto: Tiago Augusto
E ai??? Qual seu próximo passo?

Bom este é apenas uma das tantas linhas de pensamento que existem para que você torne seu podcast profissional. E agora chegou a sua vez de dizer se concorda ou se você tem mais alguma dica que possa funcionar também e assim contribuir com o crescimento do Podcast no Brasil. Esperamos seu comentário combinado!

 

Até breve!!!

 

Tiago Augusto

Vitrola Multimídia

 

 

 

 

 

 

Tagged with: